sexta-feira, 15 de julho de 2011

A importância das Redes Sociais na Educação




Rede Social na Escola


As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas em geral. No entanto, essas ferramentas ainda são muito pouco exploradas em sala de aula. Muitas vezes o acesso a esse tipo de recurso é vetado nas escolas, em função do “medo” de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam diretamente ligados ao conteúdo pedagógico.




Um estudo realizado pela Escola de Administração Sloan, do MIT (Massachusetts Institute Of Technology) mostrou que as pessoas necessitam ouvir novas e variadas ideias para mudar e adotar. Isso se torna frequente quando uma pessoa passa a ter diversas conexões com outras pessoas através de uma rede social.


Redes sociais na Educação
A utilização das redes sociais na educação está cada vez mais apropriada para a melhoria no desenvolvimento da escrita e envolvimento entre educadores e alunos.

Sendo assim, esses educadores e alunos usam algumas redes para trocar experiências, avaliações e conteúdos com informações de aprendizagem em todos os níveis de estudos.

As redes sociais podem ser usadas de inúmeras maneiras, tais como: criar comunidades de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; compartilhar informações e ideias com outros educadores; gerar um relacionamento didático e dinâmico entre profissionais da área etc.

Veja alguns sites que proporcionam boas práticas:


Pré-vestibular colaborativo
Aprendendo Física
Portal do Professor
Fóruns EJA Brasil
Criança e Adolescente no Parlamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Stumbleupon Favorites